A DGLAB esteve presente no 4º Encontro de Ciência Cidadã, que aconteceu a 27 e 28 de novembro, em Coimbra.
Foto: Universidade da Beira Interior
No segundo dia, participou numa conversa longa e informal, sobre o projeto «
aBEIRAr», da Rede Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, e mais concretamente sobre o seu papel como impulsionadora dessa colaboração entre bibliotecas e outros parceiros da comunidade para o desenvolvimento de projetos que valorizam as pessoas e o território.
Falou-se igualmente do potencial da RNBP para o desenvolvimento de projetos neste âmbito: missões e objetivos das bibliotecas públicas de acordo com o Manifesto da IFLA/UNESCO; número e cobertura territorial das bibliotecas; serviços universais e gratuitos; práticas de trabalho em parceria.
Participaram nesta conversa, entre outros, a Biblioteca Municipal da Covilhã e a Biblioteca da UBI, da Rede Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, e a Plataforma de Ciência Aberta de Figueira de Castelo Rodrigo, entidades que contribuíram e implementam este projeto que se quer agora a entrar numa nova fase.
Deixamos a ligação para a reportagem da Beira Alta TV na ocasião do início do Projeto, em 2021.
"Foram duas edições, envolvendo os 15 municípios da CIMBSE e cerca de 2000 pessoas num conjunto de 30 eventos, desde caminhadas, workshops, visitas e conversas enriquecedoras sobre os mais diversos temas. Entre maio e outubro de 2021, e entre novembro 2022 e março de 2023, a iniciativa teve como como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território. O aBEIRAr foi uma organização da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior", CIMBSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela).